sábado, 24 de dezembro de 2016

TOUCINHO DO CÉU À MODA DE MURÇA

Abriu a "loja familiar" da doçaria de Natal. Começamos pelo toucinho do céu à moda de Murça! Receita da Tele-Culinária do saudoso Chefe Silva


TOUCINHO DO CÉU À MODA DE MURÇA


500gr de açúcar (ferve 5m)
2,5dl de água
250gr de amêndoa ralada
12 gemas (240 gr)
2 ovos inteiros (100 gr)
1 colher mal cheia de farinha (pode usar Maizena para os intolerantes ao glúten)
canela
1 chávena de doce de chila (se usar doce de compra, ferva-o primeiro, para perder o excesso de água) 1 colher bem cheia de margarina


Num tacho coloque o açúcar e a água e conte 5 minutos assim que começar a ferver. Em seguida baixe o lume, junte a margarina, a amêndoa ralada, o doce de chila, a farinha com a canela, misture bem e deite esta mistura em cima das gemas e dos ovos inteiros (desfeitos, mas não batidos).
Leve novamente ao lume até levantar fervura, mexa bem, deite na forma (nº22, com o fundo forrado a papel vegetal) e leve ao forno a 200º durante 45 m.
Deixe arrefecer e depois congele. Na véspera de ser consumido, deixe descongelar fora do frigorífico, retire o papel vegetal que estava no fundo da forma, vire esta parte para cima, cubra com açúcar em pó e risque com as costas duma faca.

Atenção: a temperatura de assar, varia de forno para forno, asse o doce na temperatura em costuma assar os seus bolos. Eu sempre tenho chila pronta e congelada em casa, pois os doces que se compram são muito aguados. Em lojas de artigos para bolos vende-se a chila pronta a usar. Caso não tenha, ferva antes o doce do frasco, até ficar mais consistente.

Sem comentários:

Enviar um comentário