sábado, 24 de dezembro de 2016

SOPA DOURADA À MODA DO CONVENTO DO PORTO

Mais um doce de Natal, receita do Chefe Silva e publicada na Tele-Culinária


SOPA DOURADA À MODA DO CONVENTO DO PORTO 


Pão de ló simples: 
3 ovos
100 g de açúcar
100 g de farinha de trigo, peneirada
Raspa de laranja ou limão

Este pão de ló deve ser feito de véspera para estar mais rijo.

Ponha o açúcar, os ovos e a raspa de limão, ou laranja, num recipiente e, com vara de arames ou à máquina, bata até obter um creme fofo e seguro. Depois, misture-lhe a farinha, deixando-a cair aos poucos, em chuva, por entre os dedos, mexendo sempre de baixo para cima. Verta a mistura na forma untada e enfarinhada e leve a cozer em forno médio durante cerca de 25 minutos, aproximadamente. Verifique se está cozido, retire, deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Sopa dourada:
650 g de açúcar
200 g de doce de chila bem escorrida
125 g de miolo de amêndoa moída
8 gemas (160 gr)
2 ovos (100 gr)

Corte o pão de ló, que preparou de véspera, em fatias finas, com cuidado para não o esfarelar.
Num tacho largo, deite o açúcar, misture-lhe 3 dl de água, a casca de laranja, e leve ao lume. Deixe levantar fervura e ferver 5 minutos exactos. Adicione-lhe o doce de chila, mexa e deixe ferver 2 a 5 minutos, conforme o doce de chila for mais ou menos aguado. Adicione a amêndoa moída, deixe ferver mais 1 ou 2 minutos, e retire do lume para arrefecer um pouco.
Misture as gemas com os ovos (o quente em cima do frio) e junte-os em fio ao preparado, mexendo sempre. Leve ao lume, deixe engrossar um pouco até borbulhar, raspando no fundo do tacho com colher de pau para não pegar. Logo que comece a borbulhar, retire do lume e cubra com este doce as fatias de pão de ló. Deixe arrefecer e, no momento de servir, caso deseje, pode espalhar por cima algumas granjeias prateadas e polvilhe com canela.

Sem comentários:

Enviar um comentário