domingo, 29 de maio de 2016

Macarons com ajuda da Bimby, já se sabe


Macaron é um famoso e sofisticado doce ítalo-francês. A receita com quase 500 anos veio de Itália, no século 16, quando a rainha Catarina de Médicis se mudou para França. Nesta época os Macarons não tinham recheio e a receita do biscoito, chamado “Doce da Rainha” era mantida em segredo pela corte. As freiras carmelitas de Nancy, descobriram a receita, passaram a reproduzi-la e ficaram conhecidas como as irmãs Macarons. No início do século 20, Pierre Desfontaines na Ladurée (fundada em 1862) teve a brilhante ideia de unir dois biscoitos com um recheio cremoso e saboroso. Já nos anos 80 Pierre Hermè criou os sabores e cores dos Macarons que conhecemos hoje.




Possui 2 casquinhas crocantes feitas com farinha de amêndoas, unidas por um cremoso recheio de ganache. O resultado é uma mistura de texturas e sabor inigualáveis.




O que muda é somente o recheio, e por isso a cor do macaron não interfere no sabor e pode combiná-los do jeito que quiser.




O tamanho e as cores podem sofrer pequenas variações por ser um produto artesanal. Lindo, charmoso, colorido e delicioso, o macaron é crocante por fora e macio por dentro.







DICAS PARA FAZER MACARONS NA BIMBY 

125g farinha de amêndoas sem pele
125g açúcar em pó
100g de claras envelhecidas
125g de açúcar normal

Misture a farinha de amêndoa e o açúcar em pó alguns segundos no copo e depois peneire 3 vezes. Coloque as claras e o açúcar no copo e programe 7 m./60º/ vel. 3,5. Vá deitando o açúcar normal por duas vezes através do buraco do copo medida. Acrescente o corante em gel.
Numa tigela, junte a mistura da amêndoa e açúcar em pó às claras e comece a MACARONAGE.... De baixo para cima, de fora para dentro... Para saber o ponto certo, pingue um pouco num prato e conte até 15, bem devagar... a massa tem que descer.
Coloque a massa num saco de pasteleiro, bico liso com 1cm e faça os macarons num tabuleiro baixo forrado com papel siliconizado ou tapete de teflon. Não use aqueles de silicone com os redondos desenhados, não prestam!
Coloque a assadeira a descansar por 1 hora até os macarons ficarem com aspecto seco a formar uma casquinha sem agarrar ao toque. Forno a 130º ventilado, durante 15 m. No fim, coloque o tapete com os macarons recém assados em cima dum pano molhado, deixe arrefecer e solte-os com uma espátula.