quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Praliné feito com ajuda da Bimby, pois então!


Praliné 


O praliné é das coisas mais fáceis e deliciosas que se podem fazer. Acompanhamento perfeito do chocolate é um dos mais famosos recheios de bombons. Útil em muitas receitas é delicioso polvilhado sobre gelados, crepes ou fruta.

Usei: 125g de amêndoas 125g de avelãs 125g de nozes 250g de açúcar branco

Fiz assim: Numa frigideira funda e anti-aderente, juntar todos os ingredientes e levar ao lume, mexendo de vez em quando até o açúcar começar a caramelizar. Envolver bem os frutos no caramelo e retirar de imediato para não avançar na cozedura. Deitar o preparado sobre um tapete de silicone ou na bancada untada com um pouco de óleo, e deixar arrefecer. Com uma faca de lâmina larga ou com um cutelo de cozinha, partir o praliné em pedaços. Colocar aos pedaços na Bimby e moer 4 seg. vel. 6. Não convém colocar tudo duma vez, senão a máquina mói uns demais e ficam outros pedaços demasiado grandes.

Notas: O praliné pode ser feito apenas com amêndoa, ou pode também incluir miolo de noz e avelã. Uso os frutos com pele e não há necessidade de os torrar no forno antes de levar ao lume com o açúcar, pois a temperatura elevada deste ao atingir o ponto de caramelo confere ao fruto o aroma torrado.