segunda-feira, 24 de abril de 2017

Bolo de tangerina e praliné by Bimby


Bolo de tangerina by Bimby 


260 gr. de farinha de amêndoa
250 gr. de tangerina c/casca (3) cortadas ao meio e s/ caroços
200 gr. de açúcar amarelo
6 ovos
1 colher de chá de fermento

Coloque no copo a tangerina, o açúcar e os ovos e bata 1min./50º/vel.5. Adicione o fermento e a farinha de amêndoa e envolva 10seg./vel.3. Deite na forma (22) untada e enfarinhada e leve a forno pré-aquecido a 180º durante 35m. Sirva polvilhado com praliné (crocante de frutos secos preparado na Bimby) ou amêndoa laminada e polvilhe com açúcar em pó.

Praliné by Bimby


Usei: 125g de amêndoas 125g de avelãs 125g de nozes 250g de açúcar branco

Fiz assim: Numa frigideira funda e anti-aderente, juntar todos os ingredientes e levar ao lume, mexendo de vez em quando até o açúcar começar a caramelizar. Envolver bem os frutos no caramelo e retirar de imediato para não avançar na cozedura. Deitar o preparado sobre um tapete de silicone ou na bancada untada com um pouco de óleo, e deixar arrefecer. Com uma faca de lâmina larga ou com um cutelo de cozinha, partir o praliné em pedaços. Colocar aos pedaços na Bimby e moer 4 seg. vel. 5. Não convém colocar tudo duma vez, senão a máquina mói uns demais e ficam outros pedaços demasiado grandes.

Notas: O praliné pode ser feito apenas com amêndoa, ou pode também incluir miolo de noz e avelã. Uso os frutos com pele e não há necessidade de os torrar no forno antes de levar ao lume com o açúcar, pois a temperatura elevada deste ao atingir o ponto de caramelo confere ao fruto o aroma torrado.

Sem comentários:

Enviar um comentário