quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Doçaria de Natal 1: sonhos, pudim do abade de Priscos


Pudim do Abade de Priscos (3 formas nº 14 e 1 nº 16) 


2,250kg de açúcar
12dl de água
100 gr toucinho
casca de limão
40 gemas
10 ovos
9 chávenas de café de açúcar para o caramelo

Num tacho deitam-se os 2,250 kg de açúcar com os 12 dl de água e deixa-se ferver 5 minutos, juntamente com 100 gr de toucinho gordo e 3 boas cascas de limão.
À parte juntam-se as 40 gemas com os 10 ovos inteiros. Desfaz-se tudo sem bater. Assim que o açúcar ferver, deita-se em cima da mistura de ovos e gemas (tudo desfeito sem bater) e deixa-se ficar assim enquanto se preparam as formas.
Forram-se as formas (daquelas onduladas) com as 9 chávenas de açúcar em caramelo e prepara-se o tacho (nº 36) onde os pudins vão cozer.
Deitar água e deixar ferver, pois os pudins devem ser colocados com a água a ferver. Côa-se a mistura do açúcar com os ovos e deita-se dentro das formas que já deve ter a água a borbulhar. Convém fazer isto usando luvas…
Os pudins cozem cerca de 1,15h. A meio da cozedura é preciso deitar mais um bocado de água no tacho, pode deitar mesmo água fria.
Depois de prontos e frios, guardam-se no frigorífico (não no congelador!) e chegam a aguentar um mês!
Este pudim é característico aqui da zona de Braga. Fica bastante doce, por isso cuidado ao servir! Ele desfaz-se na boca quase sem mastigar e, bem feito, é muito apreciado.


Sonhos 


 ingredientes: 
250g de água
125 g de óleo
casca de limão
uma pitada de sal
200g de farinha 55
5 ovos

preparação: 
Ferve-se a água com o limão, sal e óleo. Deita-se a farinha, de uma vez só e deixa-se cozer mexendo sempre. Verte-se para a batedeira ou terrina e deixa-se arrefecer completamente. Vão-se juntando os ovos um a um nunca parando de bater. Fritam-se colheradas de massa em óleo quente, até ficarem bem dourados. Quanto maiores a colheradas maiores os sonhos Escorrem-se e acamam-se num prato, depois de polvilhados com açúcar e canela.

Sem comentários:

Enviar um comentário