terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Toucinho do céu e quindão, doçaria de natal


 TOUCINHO DO CÉU 


500gr de açúcar (ferve 5m)
2,5dl de água
250gr de amêndoa ralada
12 gemas (240 gr)
2 ovos inteiros (100 gr)
1 colher mal cheia de farinha
canela
1 chávena de doce de chila (se usar doce de compra, ferva-o primeiro, para perder o excesso de água) 1 colher bem cheia de manteiga
45 m de forno a 200º (retirar mesmo que pareça mole)

Num tacho coloque o açúcar e a água e conte 5 minutos assim que começar a ferver. Em seguida baixe o lume, junte a manteiga, a amêndoa ralada, o doce de chila, a farinha com a canela, misture bem e deite esta mistura em cima das gemas e dos ovos inteiros (desfeitos, mas não batidos). Leve novamente ao lume até levantar fervura, mexa bem, deite na forma (nº22, com o fundo forrado a papel vegetal) e leve ao forno a 200º durante 45 m. Deixe arrefecer e depois congele. A congelação ajuda a intensificar os sabores.

Na véspera de ser consumido, deixe descongelar fora do frigorífico, retire o papel vegetal que estava no fundo da forma, vire esta parte para cima, cubra com açúcar em pó e risque com as costas duma faca.

Atenção: a temperatura de assar, varia de forno para forno, asse o doce na temperatura em costuma assar os seus bolos. Eu sempre tenho chila pronta e congelada em casa, pois os doces que se compram são muito aguados. Em lojas de artigos para bolos vende-se a chila pronta a usar. Caso não tenha, ferva antes o doce do frasco, até ficar mais consistente.


QUINDÃO 


O quindão é mais um doce que pode ser congelado, portanto deve ser feito antecipadamente. Depois deixa-se descongelar no frigorífico até ao momento de servir. Esta receita é do chef Luís Francisco, com quem, aprendi a fazer esta delícia.

 …tenho que ter…! 

½ l de calda de açúcar a 36º
14 gemas (280 gr)
2 ovos (100 gr)
100g de manteiga
 200g de côco
6 gotas de essência de côco
50 gr de licor de côco, Malibu ou outro (uso vodka de côco)

…como faço…! 

Prepara-se a calda de açúcar a 36º (500gr de açúcar + 250gr. de água e ferve 6 minutos). Junta-se o côco, levanta fervura e junta-se a manteiga, o licor e a essência. Desliga-se e deixa-se arrefecer um pouco e junta-se à mistura de gemas e ovos.
Unta-se uma forma lisa (nº 20) com margarina e polvilha-se com açúcar. Enche-se e leva-se a cozer tapado, no forno em banho-maria a 180º, durante 45 minutos. Rectifica-se com palito para ver se esta cozido e deixa-se cozer mais um pouco (15/20minutos) desta vez destapado.
Os tempos de cozedura dependem dos fornos, espero que conheça bem o seu! Pode e deve ser congelado até ao dia de servir, os sabores intensificam. Serve-se bem fresco...

Sem comentários:

Enviar um comentário