quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Doçaria de Natal 2: papos de anjo, bolo-rei e bolo-rainha


PAPOS DE ANJO 


9 gemas + 1 ovo

Como faço: 
Batem-se as gemas até ficarem esbranquiçadas. Na batedeira leva mais ou menos 20m.
Deita-se em 15 formas de queques muito bem untadas e bem cheias, pois não crescem.
Cozem em banho Maria (20 m) no forno a 170º durante 20m.

Prepara-se uma calda de açúcar a 32º (ferve 3m.), deixa-se arrefecer um pouco e deita-se por cima dos papos de anjo que devem estar acamados numa assadeira de pirex.

Calda de açúcar: 
500g de açúcar
250g de água
casca de limão
pau de canela
licor a gosto
500 gr de açúcar misturado com 250 gr de água, um pau de canela e raspas de limão. Leva-se ao lume a ferver exactamente 3 minutos e no fim aromatiza-se com licor a gosto.
Pessoalmente uso sempre licor Triple Sec, que é um licor nacional da Anadia fabricado sob base principal da tripla rectificação de finíssimas laranjas e flor de laranjeira.



BOLO REI PARA A BIMBY 


INGREDIENTES

450 g farinha tipo 65, mais q.b. p/ polvilhar
70 g açúcar
Casca de 1 laranja, só a parte laranja
Casca de 1 limão, só a parte amarela
130 g leite
70 g manteiga
3 gemas
25 g fermento padeiro fresco
20 g sumo de laranja
40 g vinho do porto
1 pitada de sal
350 g frutas cristalizadas ou frutos secos
1 gema, p/ pincelar

PREPARAÇÃO DA RECEITA 

Coloque no copo o açúcar e as cascas de laranja e limão e pulverize 15 seg/vel 9. Adicione o leite e a manteiga, programe 30 seg/37°C/vel 6 e de seguida programe 30 seg/vel 9. Adicione as gemas, o fermento, o sumo de laranja e o vinho, e misture uns segundos na vel 3.
Com a Bimby em funcionamento na vel 3 deite a farinha a pouco e pouco através do bocal da tampa e no fim a pitada de sal.
De seguida amasse 3 min/vel espiga. Verifique se forma uma bola que não fique agarrada às paredes do copo. Se não for o caso, pare a Bimby, polvilhe as paredes do copo com um pouco de farinha e volte a amassar uns segundos na mesma velocidade.
Deixe repousar a massa dentro do copo até esta levantar o copo medida, cerca de 2 h. Logo que isto aconteça, pressione a massa com as mãos para que o volume baixe e programe 1 min/vel espiga. De seguida programe 30 seg/vel espiga e adicione 250 g de fruta cristalizada através do bocal da tampa. Retire a massa do copo. Amasse com as mãos até formar uma bola lisa, polvilhando a mesma com farinha. Dê-lhe a forma de uma rosca e coloque-a num tabuleiro. Pincele a massa com a gema e decore a gosto com frutas cristalizadas ou frutos secos. Pode também fazer pequenos montes de açúcar em pó. Deixe que a massa dobre o volume, cerca de 40m e a seguir coloque no forno pré-aquecido a 180° C cerca de 20/25 minutos.

Para fazer o bolo-rainha, em vez dos frutos cristalizados, use frutos secos: nozes, avelãs, amêndoas

Sem comentários:

Enviar um comentário