segunda-feira, 1 de abril de 2019

Variação do ANGELCAKE e Praliné

Publiquei há dias aqui este bolo como um bom aproveitamento de claras. Pessoalmente achei-o com pouco sabor e hoje fiz uma variação que resultou em pleno!


ANGELCAKE 


9 claras
60 gr de açúcar amarelo
65 gr de açúcar biológico de coco (comprei no Celeiro)
125 gr de farinha de trigo
100gr de manteiga sem sal derretida
1 c. chá de fermento em pó
Praliné para polvilhar

Bater as claras bem firmes. Aos poucos e sem parar de bater, vá juntando os açúcares, colher a colher até obter um merengue firme.
Em seguida envolva com vara de arames, nas claras, o fermento e a farinha. Por último misture a manteiga derretida.
Coloque a massa numa forma rectangular (30X30), forrada com papel vegetal e por cima deite uma camada de praliné (crocante de frutos secos) e leve ao forno a 150ºC com ventoinha, 35 m. até cozer e dourar.
Parta em quadrados e sirva polvilhado com açúcar em pó misturado com canela.






Antes de ir ao forno, polvilhei abundantemente com praliné




Praliné 


250g de amêndoas com casca
250g de açúcar branco

Numa frigideira funda e anti-aderente, juntar os ingredientes e levar ao lume, mexendo de vez em quando até o açúcar começar a caramelizar.
Envolver bem os frutos no caramelo e retirar de imediato para não avançar na cozedura. Deitar o preparado sobre um tapete de silicone ou na bancada untada com um pouco de óleo e deixar arrefecer.
Com uma faca de lâmina larga ou com um cutelo de cozinha, partir o praliné em pedaços. Colocar aos pedaços no robot e moer 4 seg./vel. 5. Não convém colocar tudo duma vez, senão a máquina mói uns demais e ficam outros pedaços demasiado grandes.

DICA: O praliné pode ser feito com qualquer fruto seco: nozes, amêndoas ou avelãs. Uso os frutos com pele e não há necessidade de os torrar no forno antes de levar ao lume com o açúcar, pois a temperatura elevada deste ao atingir o ponto de caramelo confere ao fruto o aroma torrado.

Sem comentários:

Enviar um comentário