domingo, 24 de setembro de 2017

By Bimby: pão e compota para o pequeno almoço de domingo

Hoje foi dia de fazer pão, by Bimby, pois então! E estava maravilhoso, acabadinho de sair do forno com esta compota de amoras, também, já se sabe, by Bimby


Compota by Bimby 


1,500 kg de fruta
600 gr. de açúcar
meio limão bem descascado

Coloque o meio limão no copo e depois pese a fruta. Deite o açúcar e moa tudo 2 seg./vel.4, só para “acamar” a fruta. Deste modo o doce fica com pedaços quase inteiros de fruta (eu gosto assim!). Coloque a tampa e em cima a varoma, para não salpicar quando o doce estiver a ferver. Programe 35 m./temp.120º/vel.2 e depois mais 10 m./temp.varoma/vel.2.
Deite em frascos esterilizados, feche bem e deixe-os arrefecer de boca para baixo, para criar o vácuo e deste modo o doce aguenta-se mais de um ano. O limão é o conservante natural e assim consome um produto sem “EEs”, nada de artificial.

DICA: Se usar uma fruta de tamanho pequeno (cerejas ou frutos vermelhos), ponha na colher inversa e só use a vel. colher para não desfazer os frutos.


Pão da Suzy (Bimbólica) 


505 gr farinha tipo 65
1 colher de chá açúcar
25 gr fermento fresco
325 gr água
1 1/2 colher de chá de sal (10 gr.)
 2 colheres de sopa de azeite

 Preparação: 
Amasse a água, açúcar e o fermento 2 min/37º/ vel 3.
Junte a farinha, sal, azeite e programe 5 min/vel espiga.
Retire para um balcão com farinha, molde o pão com as mãos enfarinhadas. Se desejar, pode fazer pães pequenos.
Leve ao forno 220º (sem ser pré-aquecido e sem ventoinha) por cerca de 25 min. O pão leveda enquanto o forno aquece. No total este pão leva 32 minutos a ficar pronto!

Sem comentários:

Enviar um comentário