segunda-feira, 20 de junho de 2016

Croissants made by Bimby, pois então!

Com os meninos em férias, é bom ter algo apetitoso para o lanche, sobretudo, algo que não foi comprado, mas sim feito com muito carinho...

CROISSANTS (receita da Susy Bimbólica) 

Ingredientes: 
500gr farinha (tipo 65)
25 gr fermento de padeiro fresco ou 11g de fermento em pó (Fermipan)
125 gr leite
125 gr de iogurte natural
3 colheres de sopa de açúcar
1/2 colher de chá de sal
2 ovos médios
1 gema com parte da clara (para pincelar)
manteiga para pincelar as camadas

 Preparação: 
Coloque no copo o leite, açúcar, fermento e programe 2 min /37ºT /vel 1.
De seguida junte o resto dos ingredientes (farinha, iogurte, sal, ovos) e programe 5 min/ vel espiga. Se achar que ainda está muito pegajosa junte um pouco mais de farinha e envolva mais uns segundos na vel espiga.
Derreta a manteiga no micro-ondas.
Aqueça o forno a 50 graus e desligue.
Numa superfície polvilhada com farinha, coloque a massa e forme uma bola. Divida a massa em 8 partes iguais, estique uma a uma com o rolo da massa, do tamanho de um prato e pincele com a manteiga uma a uma, e sobreponha-as e volte a esticar até fazer o tamanho de uma pizza grande, o último não se pincela.
Com a ajuda do cortador de pizza, dividir a massa em 16 partes iguais, se quiser croissants pequenos, se preferir maiores, divida em menos partes. Enrole cada uma das partes começado pela parte maior até ao centro, para formar o croissant.
Coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal os croissants e deixe espaço entre eles pois vão levedar e aumentar para o dobro do tamanho e deixar levedar durante 1 hora. Depois de levedados retire-os do forno e, pré-aqueça o forno a 200º.
Pincele os croissants com as gemas e o leite devidamente misturados. Levar ao forno cerca de 15 minutos, ao fim desse tempo retire e deixe arrefecer na grelha.