sábado, 18 de novembro de 2017

Bolo-rei by Bimby, pois então!


Está oficialmente aberta a época do bolo-rei, by Bimby, pois então!





Acabadinhos de sair do forno... sai uma dentada?????









 BOLO REI PARA A BIMBY ® 


INGREDIENTES

450 g farinha tipo 65, mais q.b. p/ polvilhar
70 g açúcar
Casca de 1 laranja, só a parte laranja
Casca de 1 limão, só a parte amarela
130 g leite
70 g manteiga
3 gemas
25 g fermento padeiro fresco
20 g sumo de laranja
40 g vinho do porto
1 pitada de sal
350 g frutas cristalizadas ou frutos secos
1 gema, p/ pincelar

PREPARAÇÃO DA RECEITA

Coloque no copo o açúcar e as cascas de laranja e limão e pulverize 15 seg/vel 9. Adicione o leite e a manteiga, programe 30 seg/37°C/vel 6 e de seguida programe 30 seg/vel 9. Adicione as gemas, o fermento, o sumo de laranja e o vinho, e misture uns segundos na vel 3. Com a Bimby em funcionamento na vel 3 deite a farinha a pouco e pouco através do bocal da tampa e no fim a pitada de sal. De seguida amasse 3 min/vel espiga.
Verifique se forma uma bola que não fique agarrada às paredes do copo. Se não for o caso, pare a Bimby, polvilhe as paredes do copo com um pouco de farinha e volte a amassar uns segundos na mesma velocidade.
Deixe repousar a massa dentro do copo até esta levantar o copo medida, cerca de 2 h. Logo que isto aconteça, pressione a massa com as mãos para que o volume baixe e programe 1 min/vel espiga.
De seguida programe 30 seg/vel espiga e adicione 250 g de fruta cristalizada através do bocal da tampa.
Retire a massa do copo. Amasse com as mãos até formar uma bola lisa, polvilhando a mesma com farinha. Dê-lhe a forma de uma rosca e coloque-a num tabuleiro. Pincele a massa com gema de ovo e decore a seu gosto com frutas cristalizadas ou frutos secos.
Pode também fazer pequenos montes de açúcar em pó. Deixe que a massa dobre o volume, cerca de 40m e a seguir coloque no forno pré-aquecido a 180° C cerca de 20/25 minutos.

Sem comentários:

Enviar um comentário