terça-feira, 12 de maio de 2020

Pão da Suzy com farinha de espelta by Bimby

Uma das minhas receitas preferidas de pão, desta vez com farinha de espelta.
É conhecido como o trigo selvagem, ou trigo ancestral. Considera-se uma boa opção para agricultura biológica dada a sua maior resistência a pragas. Sob o ponto de vista de processamento este é mais difícil, uma vez que é um trigo espelta é relativamente mais duro do que o trigo mais comum designado trigo mole. Não tem existido a procura pela melhoria da adaptação do trigo espelta ao processamento. No entanto, é cada vez mais fácil encontrar nas superfícies comerciais, não só a sob a forma de farinha de espelta como em produtos confeccionados à base de espelta nomeadamente pão, bolachas, tostas, arroz, massas, bebidas à base de espelta e até cervejas biológicas.


Pão da Suzy com farinha de espelta by Bimby 


250 gr de farinha de espelta integral
250 gr de farinha de espelta branca
1 colher de chá açúcar
25 gr fermento fresco
325 gr água
1 1/2 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de azeite

Amasse a água, açúcar e o fermento 2 min/37º/ vel 3.
Junte as farinhas, sal, azeite e programe 5 min/vel espiga.
Retire para um balcão enfarinhado, molde o pão com as mãos ou coloque em 2 formas de bolo inglês forradas com papel vegetal.
Deixe levedar cerca de meia hora dentro do forno apagado. Ao fim deste tempo, ligue o forno a 220º e deixe o pão assar cerca de 27 min.

DICA: normalmente esta receita de pão da Susy, não leveda, mas como a farinha de espelta tem menos glúten, deixo levedar meia-hora e resulta muito bem.

Sem comentários:

Enviar um comentário