Hoje, alguém por quem tenho um carinho especial, faz anos. O doce preferido dele é a Tarte de Santiago, doce característico da Galiza. Mas como vai estar mais gente no almoço, resolvi acrescentar brownie de chocolate.
Tarte de Santiago
250g de amêndoas cruas ou farinha de amêndoa5 ovos L (ou 6 M)
250 g de açúcar.
A pele de um limão (sem a parte branca).
Pré-aqueça o forno a 180º. Coloque no copo da Bimby as amêndoas, triture 15 seg./vel 4 e reserve. Coloque no copo o açúcar e pulverize 10 seg./vel 10.
Adicione a casca de limão e volte a repetir 10 seg./vel 10.
Acrescentar os ovos e programar 10 seg./vel 4. Juntar as amêndoas moídas e programe 5 seg./vel 4.
Colocar numa forma (nº 20/22) untada e levar ao forno cerca de 35 m.
Tarte de Santiago é uma sobremesa tradicional da Galiza, Espanha. Oriunda da capital galega, Santiago de Compostela, pode ser encontrada por toda a Espanha. Os ingredientes principais deste doce são a amêndoa e os ovos. A primeira notícia que se tem, data de 1577, durante a visita de Dom Pedro de Portocarrero à Universidade de Santiago de Compostela, onde lhe foi servido a Torta Real. Não há certeza sobre o facto de ser ou não a mesma sobremesa, porém a receita nos seus ingredientes e medidas são semelhantes. Já em 1838 foram feitos os primeiros registos da receita em anotações de Luís Bartolomé de Leybar, onde levava o nome de Tarta de Amêndoa. A característica Cruz de Santiago gravada na parte superior do doce é uma invenção moderna, de 1924.
BROWNIE DE CHOCOLATE
250 g açúcar
250 g manteiga
4 ovos
250 g chocolate p/culinária (usei Lindt 70% e culinária Fin Carré, em partes iguais)
250 g farinha (usei Doves sem glúten)
- Pré-aqueça o forno a 180ºC
- Deite no copo o açúcar, a manteiga, os ovos e programe 5 min / 70º / Vel 4
- Adicione o chocolate partido aos pedaços e deixe amaciar uns segundos. Bata 20 seg / Vel 6
- Junte a farinha e bata cerca de 10 seg / Vel 6
- Deite num tabuleiro 24X28 forrado com papel vegetal – mais fácil para desenformar – e leve ao forno cerca de 15 minutos.
- Este bolo fica húmido no meio. Desenforma-se, deixa-se arrefecer bem e corta-se aos quadrados que se polvilham com açúcar em pó.
Sem comentários:
Enviar um comentário