Tarte de Santiago é uma sobremesa tradicional da Galiza, Espanha. Oriunda da capital galega, Santiago de Compostela, pode ser encontrada por toda a Espanha. Os ingredientes principais deste doce são a amêndoa e os ovos.
A primeira notícia que se tem, data de 1577, durante a visita de Dom Pedro de Portocarrero à Universidade de Santiago de Compostela, onde lhe foi servido a Torta Real. Não há certeza sobre o facto de ser ou não a mesma sobremesa, porém a receita nos seus ingredientes e medidas são semelhantes. Já em 1838 foram feitos os primeiros registos da receita em anotações de Luís Bartolomé de Leybar, onde levava o nome de Tarta de Amêndoa. Já a característica Cruz de Santiago gravada na parte superior do doce é uma invenção moderna, de 1924.
Tarte de Santiago
Ingredientes:
250g de amêndoas cruas ou farinha de amêndoa
5 ovos L (ou 6 M)
250 g de açúcar.
A pele de um limão (sem a parte branca).
Açúcar em pó (para decorar).
Pré-aqueça o forno a 180º. Coloque no copo da Bimby as amêndoas e triture 15 seg./vel 4 e reserve. Coloque no copo o açúcar e pulverize 10 seg./vel 10 Adicione a casca de limão e volte a repetir 10 seg./vel 10. Acrescentar os ovos e programar 10 seg./vel 4
Acrescentar as amêndoas moídas e programe 5 seg./vel 4. Colocar numa forma (nº 20/22) untada e levar ao forno cerca de 35 m.
Sem comentários:
Enviar um comentário