A pavlova é uma sobremesa em forma de bolo e base de merengue cujo nome é uma homenagem à bailarina russa Anna Pavlova. É crocante por fora e macio por dentro, decorado com frutos em cima.
A sobremesa foi inventada depois de uma viagem de Anna Pavlova à Austrália e Nova Zelândia e estes reivindicam a invenção da iguaria, o que é fonte de conflito de opiniões entre os dois países.
É uma sobremesa muito popular e tem uma grande importância na gastronomia dos dois países da Oceania, sendo muitas vezes servido em festas tradicionais como o Natal.
PAVLOVA
Ingredientes:
500 gr de açúcar em pó
8 claras
4 colheres de chá de amido de milho
2 colheres de chá de vinagre.
Para o recheio de cima:
300 gr de natas batidas que podem ser misturadas com queijo mascarpone
Modo de preparar:
Aquecer o forno a 180 graus. Quando se coloca a pavlova baixa-se para 120 graus, isto é muito importante.
Batem-se muito bem as claras até fazer picos (bem firmes), vai-se deitando a pouco e pouco os 500 gr de açúcar em pó até incorporar bem. Por fim as colheres de amido de milho e o vinagre.
Prepara-se uma base forrada com papel manteiga ou um tapete de silicone. Deitam-se colheredas do creme e alisam-se os lados. Não usar forma.
Coze o forno durante 1 hora após esse tempo deixa-se arrefecer no forno até estar quase fria. Colocam-se as natas batidas e por cima a fruta.
Sem comentários:
Enviar um comentário