sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Alfajores made by Bimby!


ALFAJOR é um doce tradicional de Espanha e países ibero-americanos. O nome vem do árabe al hasu e significa recheado. 



Doce composto de duas camadas de massa, que depois de assadas devem ser levemente crocantes e macias, quase esfarelentas, com recheios diversos e coberto com chocolate derretido. Muito popular na Argentina, o doce é considerado um ícone da cultura do país, onde são consumidos seis milhões de alfajores todos os dias. 


ALFAJOR (receita Bimby) 


200 gr manteiga
200 gr farinha
300 gr. amido de milho
1/2 colher (chá) de bicarbonato
2 colheres (chá) de fermento
150 gr de açúcar
3 gemas
2 colher (chá) de Cognac
1 colher (chá) essência de baunilha
2 cascas de raspas limão

Para o recheio: Leite condensado cozido

Modo de preparo: 


Pulverize as cascas de limão 10 seg. vel. 9 e em seguida misture a farinha, o amido de milho, o bicarbonato e o fermento 15 seg. vel 2 e reserve. Bata manteiga (não precisa tirar do frio antes) com o açúcar 1 min. vel 4. Adicione o conhaque, a essência de baunilha e as gemas. Juntar a mistura da dos ingredientes secos e amassar vel espiga 2 m. Com um rolo abrir a massa sobre a mesa, com 1/2 cm, cortar com cortadores redondos de 4 cm de diâmetro. Levar ao forno e assar a 180º cerca de 8 a 10 minutos, até que comecem a dourar na base. Retirar do forno, colocar numa grade para arrefecer. Juntar dois discos, unindo-os leite condensado cozido. Os alfajores devem ficar com cor clara, e ficam mais saborosos no dia seguinte. Por fim, banhar em chocolate derretido e decorar a gosto.

Bolo de canela e cenoura made by Bimby!


Bolo de canela e cenoura com cobertura de trufa de chocolate.
















BOLO DE CANELA E CENOURA 


120 g miolo de noz
280 g cenoura cortada em pedaços
8 ovos
360 g açúcar
120 g óleo
1 c. sopa de canela em pó
240 g farinha tipo 55
2 c. chá de fermento para bolos

 Pré-aqueça o forno a 180ºC. Coloque no copo o miolo de noz e pique 3 seg/vel 5. Retire e reserve. Coloque no copo a cenoura e rale 5 seg/vel5. Retire e reserve com o miolo de noz.Insira a borboleta. Coloque no copo os ovos e o açúcar e bata 3 min/vel 3,5.Retire a borboleta. Adicione o óleo, a canela, a farinha, o fermento, o miolo de noz e a cenoura reservados e envolva 15 seg/vel 3. Coloque numa forma 24/26, previamente untada e polvilhada e leve ao forno a 180ºC cerca de 45 minutos.

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

BOLO REI PARA A BIMBY ®


Durante anos o bolo-rei foi feito em casa. Depois a vida mudou e deixei de fazer. Hoje, nova receita, nova experiência, com ajuda da Bimby, pois então! Estou cheia de vontade de o provar, mas prometi levar a sobremesa do almoço... Receita do ABC da Bimby. Ainda precisa duns ajustes, mas quero partilhar o meu "regresso".






Tudo pronto





A Bimby fez o trabalho "duro" de amassar







Leveda duas vezes antes de ir ao forno







 BOLO REI PARA A BIMBY ® 


INGREDIENTES 


450 g farinha tipo 65, mais q.b. p/ polvilhar
70 g açúcar
casca de 1 laranja, só a parte laranja
Casca de 1 limão, só a parte amarela
130 g leite
70 g manteiga, mais q.b. p/ untar
3 gemas
25 g fermento padeiro fresco
20 g sumo de laranja
40 g vinho do porto
1 pitada de sal
350 g frutas cristalizadas ou frutos secos
1 gema, p/ pincelar

PREPARAÇÃO DA RECEITA 

Coloque no copo o açúcar e as cascas de laranja e limão e pulverize 15 seg/vel 9. Adicione o leite e a manteiga, programe 30 seg/37°C/vel 6 e de seguida programe 30 seg/vel 9. Adicione as gemas, o fermento, o sumo de laranja e o vinho, e misture uns segundos na vel 3. Com a Bimby em funcionamento na vel 3 deite a farinha a pouco e pouco através do bocal da tampa e no fim a pitada de sal. De seguida amasse 3 min/vel espiga.Verifique se forma uma bola que não fique agarrada às paredes do copo. Se não for o caso, pare a Bimby, polvilhe as paredes do copo com um pouco de farinha e volte a amassar uns segundos na mesma velocidade.. Deixe repousar a massa dentro do copo até esta levantar o copo medida. Logo que isto aconteça, pressione a massa com as mãos para que o volume baixe e programe 1 min/vel espiga. Coloque um recipiente sobre a tampa da Bimby e pese 250 g de fruta cristalizada. De seguida programe 30 seg/vel espiga e adicione 250 g de fruta cristalizada através do bocal da tampa. Retire a massa do copo. Amasse com as mãos até formar uma bola lisa, polvilhando a mesma com farinha. Dê-lhe a forma de uma rosca e coloque-a num tabuleiro previamente untado com manteiga e polvilhado com farinha. Pincele a massa com gema de ovo e decore a seu gosto com as restantes frutas cristalizadas ou frutos secos. Pode também fazer pequenos montes de açúcar humidificado. Deixe que a massa dobre o volume e a seguir coloque no forno pré-aquecido a 180° C cerca de 20 minutos.

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Pão rápido amassado na Bimby, pois então!


Uma delícia este pão que se faz rapidinho!
Pão Rápido 

Ingredientes: 
300ml de água
1 Cubo de fermento fresco (25gr)
500gr de farinha tipo 65
1 Colher de chá bem cheia de sal
1 Colher de chá de açúcar

 Preparação: 
Ligar o forno a 180º e colocar no fundo uma taça com água. No copo da Bimby coloca-se a água e o fermento e programa-se 3Min/37º/Vel.2. De seguida deita-se a farinha, o sal e o açúcar e programa-se 4 Min/Vel espiga. Molda-se o pão, faz-se um pequeno corte a meio ou em cruz e vai directamente para o forno sobre um tabuleiro enfarinhado, durante cerca de 30 minutos. Assim que se coloca o pão no forno aumenta-se a temperatura do forno para 200º.

sábado, 14 de novembro de 2015

Suspiros!


Em dia de festa não podem faltar suspiros. Chocantes por fora, macios por dentro, servem para fazer um doce de que todos gostam, com natas batidas em chantilly e fruta. E não foram feitos na Bimby...

Pão de queijo feito na Bimby, pois então!

Pão de queijo (Bimby) 


Ingredientes: 
- 150 gr de queijo da Ilha
- 200 gr de leite
- 100 gr de óleo
- 1 colher de chá de sal
- 250 gr de polvilho azedo
- 2 ovos pequenos

 Preparação: 
Coloque no copo da Bimby o queijo aos pedaços, rale 10s/vel9 e reserve. Coloque no copo (sem lavar) o leite, o óleo e o sal, programe 7m/90º/vel1. Adicione o polvilho e programe 20s/vel6. Retire o copo da base e deixe arrefecer até 50º. Volte a encaixar o copo, adicione os ovos e o queijo, programe 1m/vel6. Amasse 2m/vel Espiga. Deixe a massa repousar 10m. Depois faça pequenas bolas com uma colher de gelados ou com duas colheres (dê a volta tipo pastéis de bacalhau) e leve ao forno pré-aquecido a 180º durante 25m.

Este pão pode ser congelado depois de pronto e fica sempre com ar de fresco

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Bolo de mel e gengibre (Bimby)

Bolo de mel e gengibre para um aniversariante especial 

Bolo de mel e gengibre (Bimby)

250 gr de farinha de trigo;

150 gr de açúcar amarelo;

4 ovos;

80 ml de mel de boa qualidade;

80 ml de azeite com baixo teor de acidez;

raspa e sumo de 1 laranja;

1 c. (sopa) de canela moída;

1 c. (café) de gengibre moído;

1 c. (café) de noz-moscada moída;

1 c. (café) bem cheia de fermento em pó

Modo de preparação:
 
Pré-aqueça o forno a 180ºC e unte e forre com papel vegetal uma forma redonda com cerca de 20/22 cm. Pulverize a raspa da laranja 10 seg. vel. 9. Bater os ovos com o açúcar 1 min. vel 5. Adicione o mel, o azeite e o sumo de laranja e bata 1 m. vel 6. De seguida, adicione a farinha, o fermento e as especiarias, envolvendo 15 seg. vel. 3. Leve a cozer durante cerca de 15 minutos a 180ºC e de seguida baixe para 140ºC por mais 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Nota: ao verificar se o bolo está cozido o palito deve vir húmido. O facto de o bolo cozer primeiro a uma temperatura mais alta e depois a uma temperatura mais baixa faz com que fique com uma crosta no exterior e com um interior bem húmido. Em vez do sumo da laranja coloco uma laranja bem descascada e a Bimby faz o resto! Fica um bolo com um sabor todo especial.

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Pão da Susy com chouriço


Pão da Suzy (Bimbólica) 

500 gr farinha tipo 65
1 colher de chá açúcar
25 gr fermento fresco
330 gr água
1 1/2 colher de chá de sal
 2 colheres de sopa de azeite

Preparação: Deite a água, açúcar e o fermento 2 min/37'/ vel 3 Junte a farinha, sal, azeite e prog 5 min vel espiga. Se a massa ainda estiver muito pegajosa deite mais um pouco de farinha, e prog mais alguns segundos a vel espiga. Retire para um balcão com farinha, molde os pães ao seu gosto com as mãos enfarinhadas e nestes coloquei dentro duas rodelas de chouriço.
Leve ao forno 220 graus (sem ventoinha) por cerca de 25 min.

Bolo podre… outra receita adaptada à Bimby


Bolo podre… outra receita!

250g de açúcar amarelo
250g de farinha
3 ovos
1 colher de chá de canela
1 colher de café de erva-doce
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
2,5dl de leite
1 colher de sopa de margarina

 Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma 20X20. Reservar.

Bater os ovos, o açúcar, a margarina, a canela e a erva doce 50 seg. vel. 6. Juntar a farinha com o bicarbonato e misturar 15 seg. vel 3. Colocar a massa na forma e levar ao forno cerca de 25 minutos. Verificar cozedura. Retirar do forno e deixar arrefecer um pouco. Cortar em quadrados e envolver cada quadrado em açúcar e canela.

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Néctar de frutas e ice tea feito na Bimby, pois claro!


Com a Bimby, faço as bebidas de que gostamos, sem corantes nem conservantes: néctar de manga e laranja e ice tea com as cascas das frutas e o caroço da manga, fica tudo DELÍCIA!

Néctar tipo Compal 

Ingredientes: 
420 gr de fruta (já sem casca ou caroços)
70 gr de limão (sem casca e sem caroços)
80 gr de açúcar
água qb (conforme o gosto de sumo ou néctar)

Nota: Com a mesma quantidade de açúcar e água deixo outras experiências, 500 gr só morangos, 380 gr de maçã com 150 gr de laranja, 270 gr de pera com 270 gr de laranja, e 500 gr de pêssegos com casca

Preparação: Colocar no copo a fruta aos pedaços, o limão, o açúcar e água até à marca de 1 litro. Programar 25 min-100º-vel 1 No final do tempo triturar 1 min-vel 3-5-7-8 progressivamente e passar a vel 9 por mais 1 m. Acrescentar água até à marca dos 2 litros. Programar 7 min-100º-vel 1. Distribuir por garrafinhas. Colocar as tampinhas e deixar arrefecer com as garrafas voltadas para baixo para criar vácuo e não azedar Guardar no frigorífico.


Ice tea na Bimby 

Ingredientes: 
1500 gr. água
50 gr. açúcar
casca de frutas diversas (laranja, limão, só a parte amarela) Casca e caroços de frutas diversas (manga, ou pêssego, ou ameixa)
3 saquetas de chá
cubos de gelo q.b
rodelas de limão q.b





Coloque no copo 1500 gr. de água, o açúcar, o cesto com as cascas do limão e programe 10m/Varoma/Vel.2 Adicione através do bocal da tampa as saquetas de chá e programe 1mn/100º/Vel.2 Deixe descansar cerca de 5m. Coe e deixe arrefecer. Sirva com gelo e rodelas de limão.

BOLACHAS DE MANTEIGA AROMATIZADAS COM CHÁ ou sementes de papoila (feito na Bimby)


Ingredientes: 

2 ovos
200 gr de açúcar
180 gr de manteiga sem sal
500 gr de farinha
1 c. de café de essência de baunilha
1 c. de sopa de água quente
30 gr de farinha custard
2 pacotes de chá aromatizado ou 2 colheres de sopa de sementes de papoila





Preparação: 

Envolver o açúcar, a custard e os 2 pacotes de chá ou duas colheres de sopa de sementes de papoila, 15 seg. vel 3. Juntar os ovos, a essência de baunilha, a água quente, a manteiga em pedaços e misturar tudo 20 seg. vel. 3. Juntar a farinha e amassar 1 minuto vel 4. Colocar no frigorífico meia hora. Estender a massa e cortar com cortadores. Levar ao forno pré-aquecido a 180º por 9 minutos.







E ficou o frasco cheio à espera dos "predadores"...

Alfajores feitos na Bimby com as cores dos Minions


Alfajores com as cores dos Minions para uma festinha de aniversário com o tema Minion... ALFAJOR é um doce tradicional de Espanha e países ibero-americanos. O nome vem do árabe al hasu e significa recheado. 




Doce composto de duas camadas de massa, que depois de assadas devem ser levemente crocantes e macias, quase esfarelentas, com recheios diversos e coberto com chocolate derretido. Muito popular na Argentina, o doce é considerado um ícone da cultura do país, onde são consumidos seis milhões de alfajores todos os dias.

ALFAJOR (receita Bimby) 

200 gr manteiga
200 gr farinha
300 gr. amido de milho
1/2 colher (chá) de bicarbonato
2 colheres (chá) de fermento
150 gr de açúcar
3 gemas
2 colher (chá) de Cognac
1 colher (chá) essência de baunilha
2 cascas de limão de limão

Para o recheio: Leite condensado cozido

Modo de preparo: Pulverize as cascas de limão 10 seg. vel. 9 e em seguida misture a farinha, o amido de milho, o bicarbonato e o fermento 15 seg. vel 2 e reserve. Bata manteiga (não precisa tirar do frio antes) com o açúcar 1 min. vel 4. Adicione o conhaque, a essência de baunilha e as gemas. Juntar a mistura da dos ingredientes secos e amassar vel espiga 2 m. Com um rolo abrir a massa sobre a mesa, com 1/2 cm, cortar com cortadores redondos de 4 cm de diâmetro. Levar ao forno e assar a 180º cerca de 8 a 10 minutos, até que comecem a dourar na base. Retirar do forno, colocar numa grade para arrefecer. Juntar dois discos, unindo-os leite condensado cozido. Os alfajores devem ficar com cor clara, e ficam mais saborosos no dia seguinte. Por fim, banhar em chocolate derretido e decorar a gosto.

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Bolo de Leite Condensado e Limão (para a Bimby)


Bolo de leite condensado e limão com duas "vestimentas": versão festa com trufa magnum e framboesas







... e versão todos os dias...








 Bolo de Leite Condensado e Limão (para a Bimby)

 Ingredientes: 
270 g de farinha
1 colher de chá bem cheia de fermento
170 g de açúcar
100 g de manteiga
1 lata de leite condensado
 5 ovos
Sumo e raspa de 1/2 Limão

 Preparação: 
Pulverize a casca do limão 10 seg. vel. 9. Junte a manteiga (nem precisa de a tirar mais cedo do frio, a Bimby bate tudo!) e bata 10 seg. vel 6. Junte o açúcar, adicione o sumo de limão (em vez de tirar o sumo a um limão, cortei uma rodela grossa, retirei bem a casca e a parte e branca e juntei aos outros ingredientes), o leite condensado e os ovos e bata 1 min. vel. 6. Junte a farinha e o fermento e misture 15 seg. vel. 3. Verta a mistura para um tabuleiro 24X24 ou forma redonda 22 e leve ao forno durante cerca de 40 minutos. Retire do forno, deixe arrefecer e desenforme.

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Bolo de iogurte e claras feito na Bimby, pois então!


Este bolo já está a tornar-se um clássico cá em casa. Leve e com um sabor todo especial. Este foi para dois colegas de escritório festejarem o aniversário, então fiz a receita dobrada. No meio, tinha amoras envolvidas em trufa de arandos e por cima, trufa de arandos e de baunilha (a branca) e algumas nozes partidas

Bolo de claras e iogurte (Bimby)

Duas cascas de limão
6 claras
1 iogurte natural (feito por mim na Bimby)
80 gr. de azeite
200 gr. de açúcar amarelo
150 gr. e farinha
1 colher de sopa de fermento

 Ralar a casca de limão 15 seg. vel. 9. Colocar todos os ingredientes no copo excepto a farinha e o fermento. Bater 5 m. vel. 4. Juntar a farinha com o fermento e envolver 15 seg. vel.3. Levar ao forno pré-aquecido a 180º, em forma 20 untada, durante cerca de 30 m.

domingo, 1 de novembro de 2015

Pão de queijo feito na Bimby, pois então!


Pão de queijo

Ingredientes: 
- 150 gr de queijo da Ilha
 - 200 gr de leite - 100 gr de óleo
- 1 colher de chá de sal
- 250 gr de polvilho azedo
- 2 ovos pequenos

Preparação:
Coloque no copo da Bimby o queijo aos pedaços, rale 10s/vel9 e reserve.
Coloque no copo (sem lavar) o leite, o óleo e o sal, programe 7m/90º/vel1.
Adicione o polvilho e programe 20s/vel6.
Retire o copo da base e deixe arrefecer até 50º.
Volte a encaixar o copo, adicione os ovos e o queijo, programe 1m/vel6. Amasse 2m/vel Espiga.
Deixe a massa repousar 10m. Depois faça pequenas bolas com uma colher de gelados ou com duas colheres (dê a volta tipo pastéis de bacalhau) e leve ao forno pré-aquecido a 180º durante 25m.

Néctar tipo Compal , feito na Bimby, pois claro!


Aguenta perfeitamente uma semana, já o segundo sabor que faço. 

Ingredientes: 
420 gr de fruta (já sem casca ou caroços)
70 gr de limão (sem casca e sem caroços)
 80 gr de açúcar água qb (conforme o gosto de sumo ou néctar)

Nota: Com a mesma quantidade de açúcar e água deixo outras experiências, 500 gr só morangos, 380 gr de maçã com 150 gr de laranja, 270 gr de pera com 270 gr de laranja, e 500 gr de pêssegos com casca

Preparação: 
Colocar no copo a fruta aos pedaços, o limão, o açúcar e água até à marca de 1 litro. Programar 25 min-100º-vel 1 No final do tempo triturar 1 min-vel 3-5-7-8 progressivamente e passar a vel 9 por mais 1 m. Acrescentar água até à marca dos 2 litros. Programar 7 min-100º-vel 1. Distribuir por garrafinhas. Colocar as tampinhas e deixar arrefecer com as garrafas voltadas para baixo para criar vácuo e não azedar. Guardar no frigorífico.

Para a noite de Halloween


Fui "ameaçada" com a visita de "doçuras ou travessuras" para a noite de Halloween, então preveni-me com doçuras, para evitar as travessuras: gomas de pêssego e de morango.







Gatos-goma...





Um gato-goma para me proteger das travessuras...

Uns chupa-chupas (pirulitos) de morango e de banana, sei que serão do agrado dos monstrinhos